O treinamento funcional é um método de treinamento físico, estudado e aperfeiçoado ao longo do tempo por educadores físicos e fisioterapeutas, cujo objetivo principal é preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente.

Treinamento funcional seria: “Uma atividade que treina padrões de movimento específicos”, incorporando a estabilidade do CORE, equilíbrio e desenvolvimento da força muscular.

Podemos entender melhor isto se observarmos o corpo como uma “cadeia cinética”. Aqui “cinética” refere-se ao movimento, e “cadeia” se refere à capacidade do organismo de produzir movimentos através da integração de várias articulações de maneira coordenada.

Com base nisto, parte-se do princípio de que o corpo humano é uma máquina projetada para trabalhar em constantes ciclos de estabilidade e/ou mobilidade, variando conforme seu posicionamento no espaço.

Entretanto, na nossa cultura de treinamento voltado ao ganho de massa muscular e queima de calorias, guiada por máquinas que não reproduzem nossos padrões de movimentos fundamentais; geralmente, a qualidade de movimento é comprometida.

O treinamento funcional desenvolve todo o sistema neuromuscular do corpo, suprindo a carência existente na integração dos movimentos quanto à realização dos exercícios, permitindo movimentar-se melhor durante o trabalho ou lazer, mantendo a consciência funcional à medida que envelhece.

A definição de um exercício funcional é o que ele produz, NÃO como ele parece.

cadeia cinética1
chaplin2(1)